As traduções mais corretas para a palavra KI é aura, ar no seu sentido original. Sabemos que o corpo de um ser humano ou de um animal irradia calor e energia, sendo essa energia a Energia de Vida ou Energia Vital. Esta energia tem tantas designações quantas as culturas existentes. Por exemplo, os russos chamam-lhe Energia Bioplasmática, os Hunas da Polinésia chamam-lhe Mana, os índios Iroqueses americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chama-se Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China. No Japão, a esta Energia Vital dá-se o nome de Ki e é essa palavra que em conjunto com a palavra Rei que designa a Energia Universal, forma o nome Reiki. Podemos assim, tentar definir duma forma mais simples, o Reiki como, um método que permite a qualquer ser vivo despertar dentro de si e ligar-se à Energia Universal (Rei), para com ela harmonizar a sua própria Energia Vital (Ki) assim como a de qualquer outro ser vivo.
O Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia. Estados de desarmonia física, mental, espiritual e emocional levam a que a passagem da Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.
Quando a Ki deixa o organismo, a vida cessa. O equilíbrio da nossa energia Ki, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito, pois, é constantemente desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor-próprio, entre muitos outros fatores. A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, através da Energia Universal, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do nosso Ser.
Retirado do site www.apre.pt