Cura pela imposição das mãos tem sido usada desde o início da história humana. Lidar com as vibrações provenientes da energia cósmica que vem da dimensão maior energia do universo. O método do Reiki Usui Tibetano é um sistema terapêutico e de cura criado em 1922 por Mikao Usui, quando na sequência do seu Satori (despertar interior absoluto) inadvertidamente descobre o dom de cura durante o jejum no Monte Kurama no Japão. O Reiki é uma palavra japonesa que significa energia misteriosa, enigmática ou divina. Os princípios da doutrina de Reiki bem conhecido a este ramo de Reiki, são estabelecidos desde aquela época, sendo baseados em diversos conceitos.
Primeiro tem que curar a mente, o coração, a alma e depois o corpo. A cura de doenças nunca foi o seu objetivo principal. A cura é uma consequência da reunião energética consigo mesmo, aumentando a autocura do corpo humano. O objetivo é fazer com que a saúde do indivíduo melhor e também promova a própria felicidade. O Reiki Tibetano incorpora técnicas, tais como a utilização de Antahkarana no que é chamado Reiki permanente, os ensinamentos de Usui também não incluem o uso de símbolos, como o faz o Reiki convencional. Usui usava apenas para as práticas mais avançadas e para a cura à distância.
Usui considera apenas três símbolos do Reiki e recomendou aos estudantes avançados que devem elevar a sua consciência até o ponto onde eles podem deixar de usar os símbolos. Para Usui os símbolos não importam e são apenas uma ajuda para aqueles que estão apenas começando a sua jornada, na prática do Reiki.