Chujiro Hayashi (1880–1940): O Sucessor de Usui

Chujiro Hayashi (1880–1940): O Sucessor de Usui

O Dr. Chujiro Hayashi, nascido em Tóquio em 15 de setembro de 1880, foi uma figura fundamental na história do Reiki. Foi o sucessor escolhido por Mikao Usui, e o responsável por sistematizar e organizar a prática de forma a facilitar a Sua difusão, especialmente no Ocidente.

 

I. Formação e carreira militar

Hayashi possuía uma formação militar e socialmente inserida no Seu tempo, o que influenciou a Sua abordagem metódica do Reiki:

  • Academia Naval: Formou-se na 30.ª turma da Academia Naval Japonesa em 1902.

  • Serviço Militar: Serviu na Divisão de Patrulhamento de Portos durante a Guerra Russo-Japonesa (1904–1906).

  • Posição de Liderança: Em 1918, foi nomeado Diretor da Estação de Defesa do Porto de Ominato, um cargo de grande responsabilidade na defesa naval do Japão.

Hayashi era casado com Chie e tinha dois filhos, Tadayoshi e Kiyoe.

 

II. O papel na linhagem do Reiki

Chujiro Hayashi

O Dr. Hayashi foi um dos mestres iniciados por Mikao Usui e desempenhou o papel crucial de organizador e transmissor do sistema.

  • Sucessão de Usui: Antes de falecer, o Dr. Usui transmitiu o Seu conhecimento e nomeou Chujiro Hayashi Grão-Mestre do Reiki, incumbindo-o da missão de guiar todos os outros mestres.

  • Grupo de Prática: Hayashi fundou o Hayashi Reiki Kenkyu-kai (Grupo de Prática do Reiki Hayashi), através do qual promovia ativamente o Reiki por todo o Japão e ministrava seminários a um grande número de pessoas.

  • Manuais e Metodologia: Tanto Usui quanto Hayashi distribuíram manuais aos Seus alunos com descrições de certas posições de mãos (o Plano de Cura), um método que perdurou por décadas no Japão e foi transmitido ao Reiki Ocidental.

 

III. A clínica e o método de ensino

A clínica de Hayashi, situada em Tóquio (28 Higashi-shinano-cho, Yotsuya), demonstrava a Sua abordagem metódica e intensiva da prática:

  • Instalações: A clínica estava equipada com dez mesas de tratamento, onde cada paciente recebia o tratamento ministrado por dois praticantes (enfatizando a natureza intensiva e focada na prática).

  • Disseminação Global: O Dr. Hayashi foi o responsável por levar o Reiki para fora do Japão, ao iniciar Hawayo Takata (a quem ele encontrara em 1936) e torná-la Mestra em 1938. Pouco antes da Sua morte em 1940, nomeou a Sra. Takata Grã-Mestra de Reiki e líder do movimento no Ocidente.

 

IV. Conceitos fundamentais para a prática

O trabalho de Hayashi enfatizava o compromisso e a seriedade, na prática do Reiki, transmitindo a Hawayo Takata três conceitos essenciais:

  1. Reiki é Trabalho: O praticante deve empenhar-se na prática para obter resultados; a ação exige dedicação.

  2. Não Esperar por Milagres: Não se deve prometer ou esperar por milagres durante um tratamento, mas sim focar-se na canalização da energia e no trabalho.

  3. Reiki é Complementar: O Reiki não substitui outros tratamentos médicos ou terapias.

O legado de Chujiro Hayashi foi o de estruturar um sistema de cura que, apesar da Sua origem espiritual, funciona como pura energia e pode ser praticado por qualquer pessoa, não tendo ligação com nenhuma filosofia ou religião específica. Ele reforçava, contudo, que a prática diária aprofunda a compreensão da Energia Vital Universal.

 

 

 

Recommended Post